BEMVINDO !!!

OFERECEMO-LHE SERENIDADE PARA COMPARTIRMOS SABEDORIA

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CHEIRA ESTRANGEIRO, PA!



Muitas vezes lê-se noticias que aumentam a nossa curiosidade. Uma vez que a minha curiosidade é estimulada procuro sempre averiguar se o produto informativo que vou digerindo tem uma qualidade nutritiva que não vai causar transtornos na minha consciência. Assim numa tarde quando no repouso do meu corpo, procurei mastigar certas paginas no portal popular de Angola, deparei-me com uma informação sobre a decisão do PR angolano de reduzir o numero de generais do exercito, aposentando assim quatro ou cinco dezenas destes em troca a uma vultuosa soma de dez milhões de dólares ($ 10 000 000) a cada.

O excesso de generais no exército angolano em termo numérico não prova a eficácia mas a desordem ou uma forma de anarquia nas forças. Este exagero prova como o mecanismo para ascensão as patentes é fruto da corrupção: amiguismo, troca de promessas, troca monetária, promoção de uma ala armada fiel ao partido no poder etc. A noticia deste carácter era esperada há anos logo apois o fim da guerra. O angolano não sente-se orgulhoso, nem seguro numa situação, condição e circunstancia onde haja a presença de um general. A maioria destes, se comporta muito mal, com um acento agudo na indisciplina. São vaidosos, falam intimidando, ameaçam e actuam com barbaridade, vivem fora e encima da lei como na selva etc.

Colocando o desenvolvimento histórico das nossas forças com a actual situação militar é mesmo imperativo que se faz uma dinâmica diminuição ao numero de oficiais superiores partindo de generais. A iniciativa do PR foi simplesmente a correcção de erros cometidos, já que tudo era feito a base emocional e político. Infelizmente não achei correcto o processo pelo qual será empregue esta redução. Então pensei utilizar o fio da correspondência eléctrica ligando a um amigo, que é membro do partido da situação para retirar as impurezas nesta informação. A minha curiosidade foi concentrando na soma, pois para mim dez milhões ultrapassa as fronteiras do exagero. Ate pensei que o jornalista enganou-se talvez da chifra, aumentando alguns zeros, ou pensara talvez que se tratasse de kwanzas.

A minha grande surpresa da jornada é que o amigo noutro lado declarou: ‘’dez milhões de dólares, não são nada para um general angolano! Falou serenamente e terminou com um sorriso como se uma criança dissesse bom-dia ao pai. Tentei de repetir a minha pergunta uma segunda vez e uma terceira, mas a resposta não alterou: dez milhões de dólares, não são nada para um general angolano! Queria discutir com o meu amigo do MPLA sobre o salário de um general e este abafou! Não sabias que os generais controlam o monopólio da massiva entrada de estrangeiros em Angola? Sabes quanto se cobra por cada cabeça que entra em Angola? E quanto custa a protecção para suas permanências? Neste biscate, eles fazem mais de dez milhões, que JES promete oferecer! Afinal os generais angolanos são também milionários? Como?

Vejo hoje porque os estrangeiros fazem o que acham em Angola. Ainda conheço nenhum país do mundo onde estrangeiros trabalham armados se não fosse Angola. Gritei numa noite quando vi guardas ou elementos civis guardando como sentinelas uma fábrica de leite nas áreas de Cuca. Quantas vezes eu não pude nada comprar porque as ditas lojas foram fechadas quando nos meados das 12 horas os empregados (muçulmanos e estrangeiros) estão orando. Sim, são empregue estrangeiros enquanto angolanos ficam eternamente desempregados. Esses estrangeiros farão ainda muito. Fala-se da realidade e não xenof…quando tudo cheira estrangeiro.

Existem muitos angolanos que também vivem legalmente além fronteiras. Eles não fazem tudo que acham, respeitem leis e vão beneficiando direitos conforme leis estabelecidas mas comparando aos nacionais não há descontentamento. O caso de Angola é mais do que….


Nkituavanga II