BEMVINDO !!!

OFERECEMO-LHE SERENIDADE PARA COMPARTIRMOS SABEDORIA

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

LUPA BIBLICA: A ALEGRIA DA VERDADE

Para a sua sobrevivência, o homem é obrigado a combater a natureza de forma a domina-la e assim vai posteriormente transformando-a. Neste processo o homem deve organizar-se para produzir o necessário e os imperativos para criar o que se chama o bem-estar social. Uma vez esta preocupação ocupa um espaço na sua consciência, o homem sai do egoísmo humano para tornar-se autêntico humanista. Quando se inclina sobre o humanismo, vê-se a capacidade organizativa de um grupo de homens que trabalha por um objectivo comum. Este grupo de homens pode viver numa mesma civilização, na mesma etnia ou que seja, mas compartilha um ideal e forma uma sociedade mesmo vivendo em diferente espaço territorial.

Como sabe-se que o homem deste século necessita as condições básicas ou primárias a sua volta para poder dar ou contribuir o melhor de si e também receber em troca o multiplicado produto do suor investido. O trabalho do homem só poderá influenciar a sociedade uma vez que haja desenvolvimento de meios de produção, das infrastruturas, da ciência e tecnologia, das condições sócio-morais etc.

As relações sociais desempenham uma função decisiva pois o sucesso de cada sociedade depende do relacionamento positivo entre os elementos que constituem a mesma sociedade e sobretudo entre dirigentes e dirigidos. Por isso elabora-se uma ideologia que vai definir as concretas estratégias com directivas que garantem o sucesso, seguindo o planificado. As concorrências/competições formam uma parte que ajuda o crescimento tanto moral como material. Isto é o que na política se chama oposição. A oposição existe porque em toda sociedade existe o que chamamos lei filosófica da negação.

A concretização de qualquer plano nunca foi fácil, e não se materialize num curto prazo como muitas vezes se pretende. Tudo isso exige investimentos e sacrifícios tanto colectivos como individuais. Só que a visão ou ideal não é, nunca deve-se manter como segredo de um determinado grupo de dirigentes que domina-la perfeitamente usando outros, que trabalham sem conhecimento da causa. Esta falta de mecanismo de comunicação vai causando conflitos dentro do sistema organizativo; mesmo se as intenções forem positivas. Uma visão bem esclarecida é sempre facilmente bem empregue.

Prov 12:25
A solicitude no coração do homem o abate, mas uma boa palavra o alegra.

A responsabilidade da classe dirigente é de aglomerar condições favoráveis ao homem para melhor manufacturar. Essas condições não devem ser unicamente materiais quando se considera o homem como parte beneficiária do sucesso da mesma sociedade. Porque no desenvolvimento duma sociedade não se conta só as condições de um limitado grupo de elementos. Os resultados obtidos na produção, baseados na contribuição das condições materiais devem ser antecipados pela contribuição das condições morais disponíveis para o homem na produção e na vida em geral.

Muitas vezes o responsável político ou económico pensa erradamente e como corruptamente que as condições materiais a volta do homem podem manter-lhe sossegado e concentrado a produção. O conhecimento da visão é sempre necessário ao homem que trabalha para o seu cumprimento. Este vai constituir como elemento estimulador para o sucesso. Isto em relação a uma sociedade produtora mas quanto a sociedade como grupo de indivíduos que compartilha o mesmo ideal, que procure em conjunto um desenvolvimento socioeconómico e o bem-estar social a transição correcta da informação tem um papel assim decisivo.

Para uma nação, devemos sempre realizar que os discursos que concernem o estado da nação são importantíssimos, uma vez são elementos estimuladores e estipulativos. Sabe-se que nas condições primárias para a vida normal do homem (trabalho, estudo, alojamento, salário compatível, alimentação) adiciona-se o direito a boa saúde, direito ou liberdade a palavra, direito a informação, direito a família e paz. Para estes efeitos, o homem precisa duma boa palavra. Pela boa palavra entende-se a verdade. A verdade é uma virtude que traz a semente do amor, da paz, liberdade e justiça, porque a verdade tem um elemento purificador na sua composição. Uma vez soubemos que os nossos planos são bons e que as nossas intenções são positivas não vejo como esconder a verdade quando procura-se atingir o progresso. Não é que a boa passagem de informação aniquila especulações, polémicas e futilidades?

Uma boa informação ou uma informação verídica apazigua o coração do homem e cria alicerces da confiança. A boa palavra traz alegria mesmo no momento da fome, uma vez temos informação do que segue-se e ficamos preparado a enfrentar o que o futuro vai trazendo. Tradicionalmente para o africano diz-se que ‘’a boa palavra do chefe paga’’. A mentira ou manipulação não passa mais do que a ‘’cauda do macaco’’.


Nkituavanga
Out2010/002