BEMVINDO !!!

OFERECEMO-LHE SERENIDADE PARA COMPARTIRMOS SABEDORIA

sexta-feira, 5 de março de 2010

LUPA BIBLICA: O CIRCUITO DO CHEFE

Em qualquer organização da sociedade com a visão e objectivo progressista e de sucesso, o chefe; aquele que assume a liderança das estruturas, que pode ser conotado com diferentes títulos correspondentes com a política organizacional (chefe, governador, director, presidente etc) joga um papel muito determinativo para o cumprimento das ideais desta. Muitos chefes ou líderes corajosos aceitem a responsabilidade em casos de falhas, porque são também felicitados quanto ao sucesso da organização. Isto quer dizer um verdadeiro chefe deve saber como assumir tanto no sucesso como nas falhas. Partindo neste status quo, ele ganha uma sensibilidade profissional que vai operando como um motor estimulante para seguir opticamente cada etapa do processo produtivo como do desenvolvimento administrativo.

O sucesso duma organização é primeiramente garantido pelo grau da disciplina em aplicação dentro do sistema. A melhor e fácil forma de aplicar esta disciplina é através a elaboração correcta dum organigrama. Todo organigrama é alimentado pela hierarquia da organização. Como a divisão de trabalho em profissões, tanto a divisão de responsabilidades em níveis e das estruturas em departamentos/secções fazem com que haja a hierarquia ou simplesmente chain of command. Cada individuo que labora nesta organização deve ter uma consciência profissional que obriga-lhe conhecer e dominar as leis que geram o estabelecimento. Este é chamado a responder, depender a esta disciplina que coloca-lhe na posição de dependência aos seus superiores e respeitos aos inferiores. Por isso numa sociedade onde há disciplina deve haver um mecanismo adequado do controlo. Os meios da produção, as forças do trabalho como a matéria tanto o produto devem ser controlado. Assim a qualidade da produção como do último produto será melhor. Este princípio não só funciona numa organização de produção física mas também administrativa como moral.

Prov 29:12
O governador (Presidente) que preste atenção as palavras mentirosas acharás que todos os seus subordinados tornarão ímpios.

Angola é um país, que também pode-se chamar a sociedade angolana. Uma vez que se descortina esta nação veremos que Angola é constituída por várias organizações como sociedade civil, mundo político, ricos e pobres, estudantes, deputados, trabalhadores, desempregados, soldados etc. O sucesso de todo o trabalho que se faz ou que se deseja alcançar vai sempre dependendo da disciplina, da organização e do controlo. Em cima destes imperativos é somado a qualidade profissional do chefe, neste caso do PR. Eu sei que alguém (Dr. Cangue aconselheria-me dizendo que sonhar é fácil) mas isto não impede-nos sonhar porque certos sonhos oferecem-nos o que somos incapazes de pensar, planificar ou resolver. Um sonho pode ter um carácter inspirador.

Como pela experiencia sabe-se que, o chefe de cada divisão laboral em Angola vive em cima da própria lei, sabe-se também que cada chefe tem o poder de seleccionar os elementos que formam a sua equipa de trabalho. Os directores preferem trabalhar com primos e namoradas. Os ministros colocam aos seus arredores filhos e netos. Os embaixadores não levam na sua missão diplomática desconhecidos. O PR também elege continuamente os membros do seu governo. Ele nomeia e exonera quando achar, dependendo dos sentimentos do dia, governadores, ministros ate deputados, directores, membros do seu partido e mesmo da oposição etc. Ele tem o poder máximo de mudar qualquer peça do xadrez em qualquer posição no terreno, dependo talvez da mudança de clima político, familiar e amigável.

Uma das melhores qualidades de um líder é a audição. Não se fala da beleza ou grandeza do pavilhão da sua orelha mas saber como ouvir. Um bom chefe não oiça qualquer conversa; não presta atenção as porcarias. Ele não passa tempos a perseguir conversas baratas: bajulação, difamação, especulação, fofocas e muitos menos lambe-botas. Para evitar isto, Ele é chamado a saber seleccionar a sua equipa porque espere deste um trabalho assíduo. Uma vez que o chefe, dirigente, Presidente começa prestar atenção as conversas sem bases, que faltam alicerces ou que não tem cabimentos, ele convida então os colegas ou membros do seu circuito de criar, inventar e germinar truques, calunias, fábulas. A boa audição é uma forma ser humilde, ouvindo os outros para aprender coisas novas nas diferentes fontes, pois cada é imperfeito. O trabalho da complementaridade entre o Presidente e o seu circuito deve ser alimentado pela justiça, verdade e no amor. Sabe-se que o presidente é um ser humano, então não pode tudo saber mas que necessita o apoio dos membros da sua circunferência da influência.

O que se vê em Angola é uma prova contrária a realidade desta lupa. Uma vez o país é sujeitado pela corrupção, os ministros, governadores, deputados, directores, colaboradores e até membros da oposição tornaram-se por cidadãos desonestos. Eles emergiram no circuito perfumado com a corrupção. Cada um tenta dominar a arte de mentir para segurar um posto ou proteger o já adquirido. Isto porque o Presidente tem prestado atenção as conversas baratas do mercado político de Angola. É lastimável que mesmo decretando a tolerância zero, os membros do circuito da influência são os mesmos que de tempos a tempos souberam enganar o PR antes de manipular o povo. Mesmo com a tolerância zero, continua-se nomeando os mesmos que esvaziaram os cofres do estado, os cazumbis e bunguladores que ontem massacraram o nosso povo, são os mesmos que já não tem nada a oferecer ao povo de Angola. Mesmo os da dita oposição vão dando quinhão para perfurar as paredes da Assembleia Nacional ou diferentes ministérios usando a mentira, a corrupção, porque todos sabem que só mediante a mentira que vai-se penetrando o círculo do Chefe e só com a mentira vai-se dominar o povo angolano.

Que os pequenos chefes também oiçam o que está-se dizendo ao…



JDNsimba©2010publ/031