BEMVINDO !!!

OFERECEMO-LHE SERENIDADE PARA COMPARTIRMOS SABEDORIA

sexta-feira, 11 de março de 2011

BEU EM LUTO


Mais uma vez, desde a capital angolana (Luanda), a morte infiltrou a demografia do Béu para roubar o nosso querido e imortal irmão, filho António Quiala. Não consigo reencontrar-me com o meu poder e liberdade da expressão para transmitir esta infelicidade que derrubou a paz da consciência daquele que neste espaço comunal deixou logo ao seu nascimento o cordão umbilical.

O ilustre professor António Quiala, embora assim conhecido e chamado devido a sua profissão, era na realidade Doutor psicólogo. Ainda jovem António Quiala começou a leccionar desde o tempo colonial. Ele foi entre os primeiros jovens da comuna de Béu que deslocaram-se para a cidade de Uíge (Carmona na altura) e Luanda para enfrentar a dura vida estudantil, aturando toda a política da exclusão social.

Ele tinha investido parte da sua vida para a melhorarão da vida não só de Béu mas também do Kuilo Futa como Sacadika. A. Quiala sempre liderou com exemplos e foi grande motivador a juventude a procura de meios e vias para consolidação de uma vida profissionalmente boa. Ele foi um incansável educador e eu tenho orgulho de dizer que sou produto da sua refinaria. O professor Quiala foi um dos meus melhores professores de português, enquanto cooperava com o Jorge Dukulo para formar uma equipa de educadores para ajudar a juventude. Ainda me lembro uma altura que fiquei misteriosamente adoecido. O meu professor Quiala deslocou-se de Mbanza Béu para ter um bate-papo com os meus tutores, isto prova o seu amor para com seus estudantes.

Antonio Quiala foi uma grande figura na comuna do Béu e em todo o município de Maquela do Zombo, pois fazia parte dos poucos quadros angolanos formados pelo colono. Foi o António Quiala que organizou a administração da comuna do Béu, na qualidade de comissário voluntario, liderando uma equipa de jovens que dirigiu esta comuna entre 1976-77 depois do retiro da FNLA. Ele organizou a primeira equipa de jovens voluntários na ODP. Ele liderou um grupo de jovens que trabalhou no sentido de recuperar o mínimo daquilo que foi pilhado na comuna depois do abandono da FNLA. Também foi com os esforços do Professor António Quiala, que tudo fizera para que o primeiro contingente de FAPLAs chegue as comunas da Terra santa do norte de Angola (Béu, Kuilo e Sacadika); já que lá tinha a presença de nenhum governo. Foi também com riscos que António Quiala protegeu e salvou a vida do Francisco; o único branco que no Béu vivia, cujo alguns militares da FNLA queriam sem razão eliminar.

Vê… como António Quiala é e ficará para todos os filhos de Béu um herói comunal; já que não se sabe os critérios para um herói nacional. António Quiala merece indiscutivelmente um monumento na comuna do Béu. O falecido deixa atrás uma família mas também quase toda a comuna. O professor Quiala foi irmão menor do Revendo Pastor Mabanza Daniel da UEBA e do Dr. Simão Quiala da cruz vermelha.

Tal como Cristo chorou por Lazaro, tal que chorei para este homem que marcou todo o Béu. Ilustre! Que a sua alma repousa em paz ao lado dos seus antepassados.


Nkituavanga II