BEMVINDO !!!

OFERECEMO-LHE SERENIDADE PARA COMPARTIRMOS SABEDORIA

terça-feira, 27 de março de 2012

ABEL, O OVO DA CASA




Há quem encara isso (CASA) como projecto do mano Abel Chivo. As turvadas não faltem de projecta-lo como uma das pétalas da monstruosa criatura do M. Bem, nascemos na guerra e optamos por uma democracia desordenada, porque é uma compostura acidentada de vários componentes partindo do comunismo, neocolonialismo, democracia, nepotismo com varias fragmentações tais como ditadura, arrestações arbitrarias, injustiças, exclusão social, corrupção, manipulação, enriquecimento ilícito, violências, exonerações e nomeações obsequiarias etc.

Falou-se tanto da tempestade do mundo árabe (window 10/30) como único preço, para salvar os povos oprimidos do mundo subdesenvolvido. Porem a sabedoria senegalesa prova hoje que o africano pode instaurar a paz sem derramar sangue e demolir suas infrastruturas. Valioso é o tempo para muitos, mas talvez seja o tempo de pânico para com os regimes sanguinários. Quando para a cigarra é tempo de cantar, a formiga na sua vez vai armazenando o que poder: assim, Abel Chivukuvuku coloca-se entre o tempo e espaço.

O Abel que já é um dignitário notório no palco político de Angola vai actualmente fazer-se mais admirável nas calmas, mesmo quando a conjuntura permite aos brutos pugilistas de vangloriar-se em detrimento de manifestantes que vão-se agonizar com dores. Pouco importa porque é a lei da selva! Mesmo quando o ladrar não é rugido, faz portanto qualquer efeito aos ladrões.

A CASA que é um plano politico do arquitecto Abel Chivo. O cidadão Abel Chivukuvuku cresceu nas escolas politicas do JMS (Savimbi) como muitos dirigentes da Unita. Há um longo tempo que este ficou impregnated com este plano. Esta gravidez era tão visível que qualquer observador míope deveria notar. O lançamento deste plano surge como CASA que com o tempo poderá se tornar por um PREDIO. A Casa não é realmente um partido político. Ela ainda não foi bem definida mas tem tendência de engrandecer uma vez foi arremessada como semente para testar o terreno. Embora como projecto, sem definição, a Casa vai hesitantemente actuar como uma coligação de partidos e grupos de pressão. Portanto como a semente caiu numa boa terra e no tempo das brisas, ela vai germinando e vai metamorfosear-se por um verdadeiro edifício.

Abel foi sempre bem recebido pelos angolanos, mas constantemente posto em causa no seio da família do galo negro. Uma vez foi-me dado a oportunidade de tossir algo sobre esta personagem. Eu pude simplesmente definir o homem como OVO da Unita e de Angola, acrescentando: se a Unita não souber como acarretar este ovo, poderá quebrá-lo e sujar-se mas que Angola ficaria sem comida. Por consequência na lógica deve-se quebrar os ovos para fazer qualquer desejada omeleta. Hoje vai-se contar os dias para comprovar esta realidade.

Como partido político a CASA poderia reforçar a oposição angolana, caso que se enquadre na visão da verdadeira oposição. Isto implique não ser um satélite do partido da situação e não entrar em guerra-fria com a Unita (como já se verifique). Qualquer ambicioso político do calibre do Abel não poderia viver eternamente na sombra do Samakuva. Tal como Abel, o Daniel Maluka, Adalberto e Gato irão abandonar o barco um apois outro, já que cada destes tem plano, ambições mas que nenhum terá tempo na Unita.

O que será saudável para os angolanos é aproveitar as capacidades do Abel. Para tal a Unita como Mpla devem pautar pelo patriotismo e não pelo tribalismo. O Abel não deve encarar a Unita como a sua principal rival. Como cabeça da oposição a Unita não soube agrupar outros partidos da oposição no seu torno para dar uma nova dinâmica a esta. Ela deu voluntariamente uma brecha ao MPLA para facilitar este ultimo manipular-lhe, recolhendo por seu turno migalhas as escondidas. Tanto a CASA como a UNITA serão doravante chamados a provar uma maturidade politica excepcional. As probabilidades indicam que haverá grandes tropeços entre estes. A Casa tem a santa missão (premeditada) de recuperar a posição da Unita. Estaremos diante de um grande desafio. Desafio porque Abel pretende provar que é melhor que Samakuva. Desafio porque a Unita quer provar que é melhor partido que a Casa. Cada, entre as duas prepara-se para aniquilar a outra como o Mpla tenciona fazer com a Fnla. Assim Angola não beneficiará da expertise da oposição e o MPLA vai navegando livremente sozinho arrastando toda Angola como sempre ao naufrágio.

Por enquanto em 2012 a Casa aspira ganhar algumas cadeirinhas no parlamento para desafiar todas as expectativas nas próximas (sem batota). Isto não será possível nas desordens, pois sabemos que a moto doutro lado é dividir para melhor reinar!

Enquanto cresce a distracção, os filhos vão-se aproximando. Uhm…eh kiula mukoboka kina! (o sapo vai se enfiando!)



Nkituavanga II