BEMVINDO !!!

OFERECEMO-LHE SERENIDADE PARA COMPARTIRMOS SABEDORIA

sexta-feira, 14 de abril de 2017

ISABEL DOS SANTOS: DIARREIA VERBAL

Ultimamente temos assistido em varias justificações infinitas e inúteis que provenham da Princesa angolana Isabel dos Santos; a mulher mais poderosa de Angola e mais rica de Africa. Gostaria de emprestar aqui uma dica francesa ''qui s'excuse s'accuse'' que tanto o cunhado Sindika como a própria princesa conhece o significado. Ela intenta se omnipresentar positivamente na consciência angolana para justificar o injustificável mesmo em tribunais angolanos. Qual surdo em Angola precisa duma explicadura da donzela?

Isabel não tem uma consciência livre e procure defender-se contra uma inteira nação manipulada economicamente durante longos e prolongados anos. Desamparada e continuamente assustada, ela com certeza tem sido fantasmada da sua própria sombra, por isso em qualquer espaço que tiver, torna-se restritamente proibido aos passantes de gracejar, já que ela automaticamente deduz que riem-se dela. Assim concebeu uma lógica pessoal que faz com que em Angola ninguém pode exprimir-se livremente, porque ela pensa que fala-se mal dela. Neste âmbito afundou na estratagema de combater tudo e todos. Essa diarreia verbal é mesmo resultado de ''engolir o alheio''. Portanto saiba dona Isabel que o silencio não é fraqueza  nem tão pouco estupidez.

Estimaria de compartilhar uma experiência que tanto Isabel como Dokolo nunca viveram e não tem possibilidades de um dia conviver. Na nossa vida rural, no mato, ou bem dizer nos kimbos quando alguém desperdiça algo valioso, consulta-se o soba da aldeia. Este, na sua vez vai esperar ate que todos regressem das suas obrigações diárias, nas tardinhas. O soba vai prenunciar, clamando duma ponta da aldeia a outra apelidando quem furtou a devolução num tempo determinado. A sua mensagem será direita e clara pois tem se a certeza que o objecto foi bem roubado. Infelizmente quem arriscar responder esse apelo é logo visto e considerado de suspeito gatuno, e merece ser imediatamente investigado. Na maioria dos casos (99,99%) averigua-se correcto.

Na sua lógica, ora vendia ovos, com o tempo vendeu seu carro e depois arranjou um emprego que lhe oferecia milhões mensalmente. Isto tudo ocorreu num planeta chamado Angola. Isabel.., Isabel.., Isabel...''é possível driblar uma nação um dia mas não possível ludibriar um povo todos dias''. Tu és livre e não tem que se justificar a ninguém, uma vez Angola é seu bolso. Angola foi sempre um património privadíssimo da sua parentela; o quintal do velho onde quem não manda cumpre!

Escute mana, fizeste um nome e és tão grande, continua caminhando gloriosamente com sapo na garganta. Diz-se ''vale mais a honra bem acumulada de que a riqueza mal aglomerada'' Parabéns! Contudo, depois da festa vem sempre a fome, e já não é tempo de negociar simpatias. Se deparar hoje com Cristo lhe pediria nas calmas que entregasse toda a sua riqueza a sua irmã maior Josefa Ngutuika, assim a equação deste imparável diarreia será resolvida.

 
Nkituavanga II