BEMVINDO !!!

OFERECEMO-LHE SERENIDADE PARA COMPARTIRMOS SABEDORIA

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

BEU EM LUTO

Faleceu ontém (24 de Setembro) no hospital militar de Luanda o nosso querido irmão, amigo Eng. DAVID PATU. Esta inesperada notícia vai arrastar as esperanças de muitos filhos de Béu nas águas turvas uma vez, ela surge uma semana depois de perdermos o querido irmão Eng. R. Nkutuala. Seus pais (Papa Senga-Senga e Mama Nzanza, no Mpombo) dedicaram suas vidas servindo na Igreja IEBA, onde o próprio David também foi corista da Luz do Mundo.

Mano David era um amigo pessoal da infância. Ele estudou connosco na escola primária EBBF/Kisenso onde era muito conhecido por ‘’Petit Poussin’’. David foi meu colega da turma no Béu onde fomos preparados pelos brilhantíssimos professores António Quiala e Jorge Dukulo. Passou também pela mesma turma comigo na Escola preparatória do Uíge antes de instalar-se em Luanda.

Em Luanda, David não só estudou connosco no Kiluanji mas também foi o nosso grande capitão da equipa de futebol (Triangulo Vermelho) que conquistara em 1979-81 as taças da Promoção, Municipal e Provincial por Serie de Luanda. Este capitão de grande coração representou também o desportivo da Gabela. Mano David era um meio campista muito tecnicista que sempre jogou com dedicação pois soube como acarinhar a bola com mágicos toques. Ainda me lembro daquele jogo que fizemos numa noite no estádio do São Paulo derrotando a Construção do Zombo por 5-1. Como foi num período de provas escolares/exames, Mano David (e Avelino Mabele) preferiu perder suas provas para representar a camisola No 8 que com dignidade portava.

Nos últimos dias da sua vida tive a oportunidade de estar ao seu lado. Mano David era técnico superior do ministério da geologia e minas. Depois de servir nas fileiras militares, completou bravamente o curso da geologia na Universidade A.Neto com altos méritos. Como se fosse ontem, ainda me lembro das suas palavras, dizendo: Ô puto! é mesmo pelas graças do Senhor que me encontro consigo, porque desde que fui promovido no serviço, a minha saúde degradou e a medicina não consegue descobrir o problema’’. Este grito de desamparo não foi só do meu amigo David mas também de muitos outros que embora posicionados vivem com medo, ameaços de colegas de serviços. Hoje as fontes inoficiosas declaram que o David foi envenenado. Que dizer? Que fazer? E o que acreditar?

A verdade é que os jogadores, cantores, engenheiros morrem como os generais e ministros também. Vamos todos um dia morrer, cada um na sua vez, no seu tempo e duma forma diferente. Ele deixa aos filhos uma educação inabalável pelo facto que foi disciplinado, exemplar, inteligente, justo e lógico

As minhas condolências a família enlutada.
Que a memoria do David repousa em paz!