BEMVINDO !!!

OFERECEMO-LHE SERENIDADE PARA COMPARTIRMOS SABEDORIA

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

LUPA BIBLICA: O RESPEITO DA LEI

Como sempre tem-se definido a lei como um conjunto de medidas jurídicas que regula a marcha progressiva do homem na sociedade. A lei é um despertador e regulador da consciência do homem, que o interpela a fazer o bem e evitar assim o mal, convidando este a organizar-se para não só desenvolver a sua vida mas pensando nos próximos, ou sociedade/universo.

Diz-se que a lei existe para ser desrespeitada. Esta realidade não é objectiva a todos e não constitui uma lógica aos que têm sabedoria. A interpretação da lei nesta óptica tem encorajado muitos homens na posição de autoridade de formular leis com intenções injustas. No conteúdo da lei geralmente existe os direitos e deveres para cada componente da sociedade por isso a lei estimula os eficientes com reconhecimentos enquanto os malfeitores são punidos conforme o que esta lei estipula.

O homem só não respeita a lei inconscientemente, isto é através um intuito ou reacção estrangeira estimulada pelo egoísmo, selvagismo, ou falta de controlo. A desinformação ou falta de educação e a colecção de informações erradas podem ser causas de desrespeito a lei. Existem aqueles que ocupam posições tanto individuais com familiares ou pertencem a uma sociedade de elites, que funciona em cima da lei. Estes têm o monopólio e o controlo do poder e de todos os instrumentos jurídicos que manipulam a lei e as forças que protegem-na.

Prov 28:9
O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.

No seio duma comunidade ou um grupo de pessoas que pretendem viver de forma organizada e disciplinada tendo um objectivo de desenvolvimento social, económico, político e cultural a obediência a lei é muito imperativo e decisivo. Neste, o estabelecimento da lei deve-se repousar nos alicerces da justiça valorizando todos os componentes da sociedade com igualdade. Isto exige a independência e neutralidade das instituições que fazem a lei. Esta neutralidade deve ser individual como corporativo para formar uma sociedade equilibrada.

Quando a lei é mal aplicada cria-se a injustiça na sociedade. A injustiça por sua vez vai causando danos morais como físicas dando nascimento as revoltas, prisões arbitrárias, manifestações, e novas formas da gestão política como exclusão social, divisões de classes, ditadura, corrupção mas também outras formas de comportamento nocivo como vandalismo, crimes, kazukuta, candonga, recalcitração, anarquia etc. O sofrimento físico imposto pela injustiça altera o comportamento moral do povo: alienação fanaticamente mental para a minoria e amargura para a maioria. Os que não tem coragem de reclamar publicamente vão recuar nos escondidos para chorar com dores. Estes choros podem transcender-se a forma de orações. O choro do povo vai afectando sempre o metabolismo operacional de líderes da nação.

Vejamos o nosso concreto: na realidade a nossa lei não é assim respeitada embora que haja toda a máquina repressiva para fazer cumpri-la. A lei não é respeitada primeiro porque aqueles que inventam as leis os fazem numa consciência corruptiva procurando beneficiar certas pessoas, indivíduos ou grupo determinado de elementos. A lei não é respeitada porque existe uma elite que ainda funciona fora da lei e em cima da lei. O nosso povo, que já entende certas coisas tem muita dificuldade de obedecer a lei porque tem uma visão sobre as intenções empreguem na promulgação desta lei. A nossa lei favorece ao estado enquanto o nosso estado já não é o povo mas um número limitado de homens que regozijam-se com o estatuto de intocáveis. Nela existem cláusulas da injustiça que prejudicam indiscretamente o povo.

Será os choros/oração do nosso povo abominável? Acredito pouco porque o nosso povo foi exposto e forçado a respeitar o que é corruptível. Esta lei preparada a funcionar parcialmente para uns e completamente aos outros não tem uma bênção divina já que não foi construída nas bases da verdade e justiça. Pelo contrário os convites do governo coloquem o povo numa posição sem escolha, onde o desrespeito já foi premeditadamente estabelecido. Até encontramo-nos numa posição onde o próprio governo é que desvia seus ouvidos a lei, por isso seus planos são muitas vezes abomináveis. O governo é uma instituição autoritariamente divina (originalidade) que nos deveríamos respeitar.

A lei na justiça faz com que o povo ouça e suporte o seu governo mas a injustiça vai distanciá-lo da sua liderança. Portanto sem a justa lei não pode haver remodelação da mentalidade e a boa mentalidade é a nossa grande ‘’quebra-cabeças’’ no continente.

Nkituavanga II
Setembro 2010/003