BEMVINDO !!!

OFERECEMO-LHE SERENIDADE PARA COMPARTIRMOS SABEDORIA

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

PELA TALATONA CHOREI



 


Os múltiplos cenários e eruptivas dramas multifaciais de Luanda ofereciam incessantemente aos orifícios luminosos de passantes uma mistura de imagens contraditórias, vibrando esquisitas sonorizações pelo belo ar, em disputa aos barulhos das maratonas e improvisadas discotecas de cada beco que se adicionavam ao fumo de sucatas em processo e ruídos de luxuosos caros, penetrando agressivamente os miolos dos inhabituados que vão se confundir naquela massa de engarrafamentos de tudo: homens, caros, kitandeiras, mercados, poeira, casas, bakajoeiros, crianças da rua, lixos etc. O feliz sentimento de rever seus familiares, a curiosidade de descobrir a tal comentada nova cidade, a pressa de comer um bom kanjika, a náusea do perfume do lixo, a frustração das constantes cortes da electricidade e agua, o medo de cair numa emboscada de gatunos, a preocupação sobre o transporte deste ou daquele dia, horas neste troço, a ânsia de descobrir o sucedimento daquilo que de tempo ao outro mandara a família por um business qualquer, tudo isto vai causando engarrafamento na consciência forçada a reflectir numa consistência rítmica variável segundo as súbitas dramas que vão desfilar na subconsciência até afectar os órgãos digestivos. Tudo isso, os meus predecessores conheceram, eu conheci e meus sucessores hão de conhecer naquele modernizado Luanda de discursos multicores.

Logo a chegada ao Aeroporto sente-se uma grande felicidade, já que ele oferece um odor saboreado devido a boa segurança, muitas mudanças em termo de paisagens, organização do trabalho, prestação de serviços, novas infrastruturas, enfim um dinâmico democrático. Qualquer que seja o tipo de caro, a marca e o luxo a primeira amargura será a forma péssima na condução. Pouco importa a qualidade do motorista e das estradas, porque a lei em si é um fiasco. Conduzir em Luanda é um calvário, porque se faz ultrapassagens bruscas a esquerda tanto a direita. Ser conduzido é também um quebra-cabeças, porque surge em si um ultra-intuito de segurança que de tempo ao outro vai forçar-lhe travar no vazio, deixando escapar sempre um fio de arrepio que poderá obrigar-lhe lançar involuntariamente um grito.

As estradas têm seus problemas. As estradas também têm suas lutas de sobrevivência porque tem de se defender contra tudo e todos. Elas são massacradas pelos excessos de caros. As estradas não têm primos para socorrê-las dando alternativas aos blindados que nelas circulam. Estradas de três pistas são assaltadas pelos motoristas que as tornam por sete pistas. As estradas em reparação são prematuramente violadas sem dá-las possibilidades de curar suas feridas. As novas estradas tem uma cultura europeia mas foram tecnicamente concebidas com graves defeitos. Para alem de problemas de esgotos e faltas de qualidade duradoura (tem uma fina espessura), as estradas oferecem aos passantes poucas ou quase nenhumas possibilidades de travessos de um lado ao outro. Não quero falar da curiosa tentativa que fiz de atravessar sobre a ponte do Jumbo a sede do partido da Vila Alice. Aos motoristas também não oferecem possibilidades encurtadas de sair noutra faixa da rua; porque as viragens são bem ultra-distanciadas. Gostei imenso as estradas no Camama! Mas creio também que se prepara uma boa surpresa na ilha de Luanda.

O meu coração estava bem entusiasmado, cheio de felicidade e preste a reencontrar amigos de minha infância, colegas de longas datas e vizinhos com o cume de prazer acentuado no deparo de duas mulheres tão especiais na minha vida. Primeiro é aquela querida que me concedeu a vida, seguida pela irmã kassule da família. Reencontrar essas duas senhoras repousava numa condição atmosférica tão inesperada. Não era fácil para mim tanto para elas. Era grande curiosidade conhecer a irmã, com a qual só falava por via telefónica mas que nunca tínhamos encarado. Afrontar a mãe era uma grande equação que exigia muita energia e controlo, uma vez que 1980 foi a ultima vez que dei uma volta a província cafeícola até Béu, minha aldeia natal. Neste tempo a mãe estava sempre ao lado do seu esposo (meu pai), mas que desta vez como viúva da revolução angolana. Enfim a minha alegria foi estimulada pelo encontro com vários parentes, familiares e outras figuras do Béu e conhecidos com que partilhei dias e noites.

Não direi que fui de ferias, pois tempo para repouso não consegui arranjar. Passei então mais tempo ao lado de pedreiros, andei quase todas as praças onde se vende o que necessitava. Muitas pessoas, principalmente familiares ao ver-me lembravam e comentavam sobre meu pai. Muitos até choravam mas eu decidi não deixar escapar nenhuma gota de lágrimas. Assim passei de forma repetitiva esta experiencia no dia a dia da minha estadia em Luanda.

Como a minha base de concentração estava localizada no mabululu de Luanda, eu era forçado de cavalgar as rotas de Mabor, Hoji ya henda, Nocal, Kazenga, Palanca. Muitas vezes as circunstancias levavam-me até Golfo I e II, Sapu, Kalemba II, no meu antigo bairro Prenda mas também fui ate Rocha, passei pela Samba, pelos fundos de Malueka etc. Isto não impedia-me chegar a Terra Nova, Vila Alice, Alvalade, São Paulo, Praia do Bispo, Ilha de Luanda etc.

Alguns amigos queriam oferecer-me uma imagem de Luanda mais bela e mais esplêndida. Assim decidiram levar-me visitar as zonas de inspiração da nova Luanda. Esta visita era decisiva uma vez eram orgulhosos das obras milagrosas que foram arquitectadas na capital. Tanto eles como eu, éramos ansiosos. Eles queriam oferecer-me um certo prazer, pois no mabululu só via buracos e imagens assombradas pela miséria dos comutadores de Luanda. Eu queria descobrir as louváveis obras montadas a preço do suor angolano, que mudaria talvez a minha decepção e amargura daquilo que presenciava no quotidiano da cidade.

Bem como se diz na terra: ‘’as roupas sujas se lavam na família’’ Fomos de um ponto ao outro, vimos o que poderíamos ver, finalmente o culminante era a famosa TALATONA. Basculhamos quase todas as ruas desta maravilhosa cidade: umas com denominações em francês, inglês, italiano etc. lembrais-vos que já visitei muitas cidades africanas como europeias. Tenho tido dificuldades para diferenciar as cores mas não a beleza. Sou um ser humano muito sensível aos detalhes. Não há desilusão! Gostei imensamente esta porção de Luanda nova, que se fosse uma muambada de galinha, iria devorar até ossos.

De repente deparamos a Universidade de Talatona, que se não me engano era a Univ. Jean Piaget. Eu pedi que parasse o caro e aproveitarmos o espaço para exercitar os tubos da locomoção. Reparei que o número de estudantes deste estabelecimento era muito reduzido ou talvez limitado mas fiz No Comment. Articulamos as pernas ate uma posição que bem permitia-nos observar as partes da radiante cidade. Ai, paremos em frente a um reclame publicitário e li a alta voz a hierografia que dizia: ‘’a qualidade como estilo da vida cristal’’ Dali, o meu coração começou aquecer-se com a confusão daquilo que acabo de ler, lembrando que no Kazenga, cheio de bakajoeiros acabei de ler na mesma manha um panfleto que dizia: ‘’a minha empresa tornou-se realidade’’ enquanto na estrada de Catete em frente ao Monumento de Motoristas foi escrito: ‘’só a cidade, não chegue’’. Passou-se pela minha cabeça um exercício mental de relâmpago para bem discernir o que foram escritos em três diferentes sítios. Como essas escritas se diferenciam e como se completam com a realidade dos lugares onde se localizem. Então comecei a chorar na presença dos meus amigos que caíram numa turbilhão intelectual. Lembrais-vos que eu tinha decidido não chorar meu falecido pai e consegui, mas, chorei pela Talatona! Ninguém entre os meus observadores poderia ler na minha mente. Cada um se esforçava a entender o que realmente se passava. Tirei do meu bolso um lenço, depois, esforcei-me para rematar: ‘’ para quem são ou serão essas lindas casas de Talatona? O silêncio tomou então o comando do espaço e do tempo. Já ninguém teve coragem de fitar a minha chorona cara. Os meus quatro acompanhantes eram quadros! Para colmatar o vazio criado no espaço e tempo adicionei: ‘’este é o rendimento do suor angolano’’. Dai, saímos sem continuarmos a nossa rota para outras novas partes da moderna cidade de Luanda.

Recebi hoje uma pequena mensagem de um dos meus acompanhantes daquele dia dando-me a correcta resposta a minha inoportuna questão. Eis a razão de partilhar consigo estes trechos.


Nkituavanga II