BEMVINDO !!!

OFERECEMO-LHE SERENIDADE PARA COMPARTIRMOS SABEDORIA

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

NELSON MANDELA TRANSLADADO


Eu não sei onde emprestar palavras para brevemente enunciar certas qualidades apreciáveis de Nelson Mandela. Mesmo antes do seu desaparecimento, me lembro ainda alguém ter dito: ‘’Se tivéssemos poder de aumentar o tempo na vida de um indivíduo aumentaríamo-lo ao Nelson Madiba’’.

Mandela resta uma figura histórica não só na África do Sul mas em todo o continente africano. Mandela foi e resta um personagem marcante, emblemático, histórico conotado de forma pluralizadíssima com todo positivo na sua pureza. Nelson foi fonte de qualidades inesgotáveis que nos puros tempos do apartheid, da exploração do negro pelo civilizado ou mesmo da escravatura: onde o homem era mercadoria, diria-se do revoltoso, de um criminal ou mesmo de um terrorista como tem sido para melhor diminuir, desprezar, reduzir e aniquilar completamente o africano. Seu estatuto histórico restará indiscutível neste universo. Embora que da prisão ao palácio é uma plena maravilha mas a sua consciência e sabedoria tem espantado a humanidade.

Mandela foi corajoso, inteligente e com sabedoria, visionário revolucionário, patriota,
Pai da nação, viveu o amor por isso soube perdoar mesmo aos seus predadores. Como todo o homem Nelson tinha também seus erros, fraquezas pois não era perfeito mas procurou sempre dar o melhor de si, viver apaziguado com os restos. Todavia Nelson procurou desmarcar-se de ditadores e piores líderes africanos: dinossauros políticos, sanguinários, cleptocratas, plutocratas e gatunos engravatados. Ele jamais fará parte daqueles que tem sentenciado a África na miséria. Mandela ficará eternamente na história do seu povo porque não aproveitou enriquecer-se com o erário da pátria condenando o seu povo na desgraça, como tem feito quase todos presidentes africanos. Foi ele o primeiro líder africano a eclipsar-se voluntariamente do poder sem sofrer o vírus da gula presidencial. Seu procedimento foi e será inconsistentemente uma lição de civismo ao mundo, denunciando as injustiças, corrupção. Nunca hesitou propalar o mal e criticar os maus.

A África perdeu neste doloroso tempo dois dos seus melhores filhos amados: o grande musico congolês Pascal Tabu Rochereau, que com mais de 500 canções não deixa de ser o melhor compositor do mundo e o então prisioneiro feito melhor Presidente africano de todos os tempos, Nelson Madiba Mandela primeiro Presidente negro da Republica Sul-africana.

Mandela não morreu mas transitou-se dum estado ao outro; assim ficará na mente do mundo. Que a terra dos anciãos lhe seja favorável.

Nkituavanga II