BEMVINDO !!!

OFERECEMO-LHE SERENIDADE PARA COMPARTIRMOS SABEDORIA

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O GRITO DO LEAO

O leão como todos sabemos é o rei de animais mesmo que não existe oficialmente em nenhuma mata um reino estabelecido de animais. Esta razão mitológica só existe talvez nas fábulas e contos. Esta mesma razão tem também existido nas nossas tradições ou culturas. Só a constituição física e biológica não poderiam colocar o leão na cadeira presidencial da dinastia animal porque num estudo sobre a selecção metabólica do organismo entende-se que o leão de África não tem a mesma constituição física e energética em relação ao seu conterra de outras matas mesmo no continente e muito mais ainda em diferentes continentes. Enfim mesmo o leão cativeiro do jardim zoológico mantém ainda inapercebidamente este título.

Foi junto aos velhos durante a aprendizagem da nossa cultura que foi-me instruído sobre a existência de três (3) razões que levam o Rei da selva a rugir. O leão não é infelizmente temido por todos animais da selva porque encontre sempre dificuldades em dominar os lobos e hienas como outros animais mais inteligentes ou gigantes. Contudo o leão tem uma forte forma de aterrorizar, ameaçar e intimidar qualquer tipo de animal. Sendo o rei é o mais terrificante, o seu grito obriga todos os animais da selva a retirar-se silenciosamente as suas residências mas vejamos:

1.O leão uma vez faminto lança um grito de advertência ou o famoso hino da fome para assim convidar seus companheiros a caça. Este berro encoraje a juventude sabendo que aproxima-se a hora de almoçar mas que deve-se buscar carne fresca nos arredores. Um famintoso leão é mais perigoso e seu grito vai causando pânico entre animais nas beiras do rio ou lagoa, na floresta e até as montanhas devido a ferocidade acompanhante desta.

Qualquer que seja o grau da apetitosa fome do rei, todos animais não recuperem imediatamente suas tocas, cantos e ninhos. Uns são tão diminutivos e insignificativos como insectos que não importaria ao rei da sela devorar. Também sabe-se que alguns corajosos tentar recuperar a todo o custo o que foi pelos leões caçados. Eis a razão que grupos de lobos e hienas fiquem espreitando até mesmo por certos leões a debanda. Uns pássaros teimosos alimentem-se até de piolhos do corpo do leão. Afinal o leão também duma forma a outra tem tido medo! E qualquer como, precisa de alguém!

2.O macho normalmente joga a preguiçosa porque cabe a fêmea maior responsabilidade de caçar. Assim o macho e jovens aproveitem o tempo de descanso prolongado na frescura do solo. Logo que acordem, o rei grita vaidosamente para esticar seus músculos, abrindo ao máximo o seu focinho numa contracção muscular que permite uma circulação da energia em todo o corpo e assim liberta-se ao cansaço.

Qualquer que seja o grau da sua vaidade, muitos animais de grande tamanho e em rebanho não desistem as suas actividades mas concentrem-se mais vigiando os pequenos para não se afastarem do grupo. Assim poderão controlar e proteger-lhes perante quaisquer ameaços. O grupo de elefantes, gorilas, búfalos até pequenos grupos de leopardos, tigres e curiosos macacos ficam deambulando no terreno.

3.Para além da fome e cansaço o leão tem também rugido só por questão de vaidade. Ele sabe que é o rei da selva mesmo que não merece-lo. A sua candidatura a cadeira imperial é natalícia porque no reino da selva só se vive na ditadura e que as eleições já foram banidas. A sua mania é ser super consciente que é o único candidato natural e insubstituível no trono da selva. Seus pequenos ajudem-lhe manter a ferro a sua liderança mas os mesmos fazem e desfazem sob a silenciosa observação do rei e da comunidade internacional. O leão é sempre destronado pelo outro leão, por isso o rei nem acaba de envelhecer na casa de repouso pois muitas vezes é expulso do grupo, ou abandona com vergonha o grupo preferindo viver longe e fora da humilhação.

Como o resto de animais, o LEAO nunca vive eternamente!


Nkituavanga II