BEMVINDO !!!

OFERECEMO-LHE SERENIDADE PARA COMPARTIRMOS SABEDORIA

quinta-feira, 9 de julho de 2015

MENTIR PARA MAL DORMIR, ACORDAR PARA SER EXPOSTO

 ''A vida é um jogo, a vida é uma quebra-cabeças'' uma forte citação de uma telenovela brasileira que com tempo rasgara os ares pesados que a atmosfera comunista incutia ao povo, enquanto esta dramaturga oferecia-nos a profecia que hoje se vive na nossa terra. A vida é um jogo para aqueles que numa fracção de tempo dormiram pobres e subitamente acordaram ricaços. Ė um jogo para aqueles que com poderes plenipotenciários vivem em cima da lei: manipulam tribunais, alimentam a corrupção e controlam tudo. Em contra partida, a vida é quebra-cabeças para aqueles que são eternamente condenados ao desemprego, que são socialmente excluídos a uma vida sossega, apaziguada e vivem miseravelmente tormentos com migalhas. Aqueles que continuamente sonhem a preto-e-branco pois nunca poderão enviar seus filhos nas boas escolas quando os de outros estudam no estrangeiro, onde também vão tratando suas dores de unhas, tosse e pequenas enfermidades, e fazem suas pequenas compras de mini saias, meias, perucas, bolachas, cebolas, sapatos, sal e peixes.

Nesta mesma vida a educação familiar, escolar e a própria sociedade foram grandes fontes para acumular ricas experiências e know-how que fazem parte do meu património individual. O facto de viver no hemisfério norte como no sul, de habitualmente frequentar os países mais pobres do universo como os mais desenvolvidos permite raciocinar com coesão: sem influencias religiosas, ideológicas, das moralidades turva e corrupta, da fome e das injustiças. Aprendi que o valor do homem não se mede pela profundeza do seu poder financeiro. O sentido da vida não se obtenha pelo poder manipulativo que se tem para cativar outros. E o respeito não é uma graça que se oferece. Ele não vem do seu estatuto social mas merece-se. Por isso temos visto os pequenos, os insignificantes, os pobres ate aqueles que chamamos por simples povos revoltar, se manifestar e ate faltar respeito a este ou aquele que talvez ontem respeitaram incondicionalmente. A lei social da natureza funciona no tempo, nas circunstancias e num espaço respondendo aos problemas do povo, como o dizia Agostinho Neto.

Esses acumulados inspiram-me compreender que não se deve mentir aos seu advogado, como ao seu medico, tanto ao seu pastor. Isto seria a lógica da vida mas a realidade pode ser diferente, amarga e falsa. Hoje vê-se advogados que defendem seus clientes mas já com ordens superiores e predeterminadas para trair estes. Advogados digitados para arruinar a vida de clientes e curiosamente de uma nação. Advocacia tornou-se uma plataforma para enriquecimento ou um trampolim para um futuro lugar no seio da politica ou de partidos. No seu lado, o cliente pode não ter confiança ao seu advogado e procure mentir para ganhar o processo. O cliente procure dominar ou mesmo manipular seu advogado. Quantas vezes refutamos categoricamente visitar um centro medico? Nos casos de doenças ditas ''tabus'' muitas vezes demos falsas informações ao nosso medico. Se pastores fossem realmente homens de Deus não haveria necessidade para as ovelhas os driblar com falsas informações. Como eu diria: ''aquando a pergunta é mal formulada, a resposta pode ser tão aperfeiçoada e apetrechada não serviria para a resolução adequada''.

Uma sabedoria moderna de bakongo diz: ''a mentira para subir toma um elevador enquanto a verdade usa as escadas'' isto implica que a mentira é sempre o primeiro a chegar. Estudando esta sabedoria também entendo que não se deve nem se pode mentir o povo: a população da sua terra/duma pátria. Um povo pode ser tão estúpido mas o tempo opera sempre ao seu favor. Pode ele hoje receber a mentira (como chega sempre primeiro) mas amanha mesmo com atraso, quando chegar a verdade, este estúpido povo como não é cego, vai enxergar e chegar ao ponto de comparar e determinar as diferenças. Ainda mais que a mentira e a verdade não se vestem pela mesma cor. Eis a razão que um antigo presidente americano diz uma vez: ''pode se um dia mentir ao povo mas não se pode sempre aldrabar a este povo''. Infelizmente os ditos intelectuais dirigentes que mentem-nos esquecem uma outra sabedoria kikongo dizendo: ''se mentir não dorme na mesma povoação onde mentiu, porque no dia seguinte será exposto'' A mentira não pode se esconder mais do que 32 dias, por isso no trigésimo terceiro dia é descoberta, exposta, botada no chão e pisada nas praças publicas. Ė claro que a mentira tem vida bem curtinha enquanto a verdade vive para sempre; que nunca pode ser tapada. A melhor comedia que a humanidade pode oferecer-lhe é assistir a uma reunião de mentirosos; que gargalhadas!!! Aquela reunião esquemática de dirigentes da igreja ''pomba b...ca'' no alto mar.

Também tomei conhecimento desta realidade, que não se pode mentir ao seu Criador e a sua consciência. A mentira é uma arma para os fracos mas também é uma arte para os mal-intencionados. Os que habitualmente e naturalmente mentem procurem sempre obter lucros nesta arte sem dar conta que vão um dia perdendo valores, respeito, credibilidade e personalidade. Um homem natural e racional, que derivou do homem sabe que nesta vida não é possível enganar ao seu Criador. Pode se tentar mas nunca resulta pois vai-se basculando numa auto decepção. Ate o próprio diabo nunca tentou mentir ao seu Criador. Ninguém pode mentir a sua própria consciência porque ninguém fiscaliza a linguagem da sua consciência ora treinada pela mentira ou pela verdade. Os profissionais mentirosos são conscientes das suas mentiras e do seu estatuto. Eles sabem como e quando mentem. Podem não aceitar isso publicamente mas sabem, realmente que são mentirosos. A mentira tem uma factura muito desaborosa. O mentiroso procura abrigar a sua mentira e proteger-se sem saber que tem sempre uma cauda que vai traindo-lhe. Notei nesta experiência que os mentirosos tornam mesmo feio de fisionomia facial e os mentirosos tem sempre uma grandeza hipocondríaca.

Ė actualmente irrelevante e absurdo persistir na imaginação que a politica continua sendo uma arte de mentir, dominar e corromper. A politica já não opera como ciência de mentiras. Esta forma caduca de pensar tem ate hoje estimulado multidões de infiltrar-se na politica com objectivo de acumular dividendos numa fracção de ''abrir-fechar'' olho. Uma vez descobertos, perdem sonhos e refugiam-se nas makumbas. Só a verdade garante um lugar seguro de um patriótico na historia da sua nação.

 
Nkituavanga II