BEMVINDO !!!

OFERECEMO-LHE SERENIDADE PARA COMPARTIRMOS SABEDORIA

terça-feira, 25 de agosto de 2009

OS EFEITOS ANTAGONICOS DO DISCURSO DE OBAMA NA REALIDADE ANGOLANA

O QUEBRAGELO DE HILLARY

Depois da visita de Hillary Clinton espere-se agora pelo apito final, que será a visita oficial de Barack Obama em Angola. Não esqueceis que Angola é um parceiro economico de América e os dois povos são amigos mesmo em divergências. Obama não virá por áqui visitar as belas praias e comer nos restaurantes de Luanda para culminar a sua visita com umas bungulas nos fervecentes boites da capital, mas em missão de serviço! começando por um discurso para estimular os músculos das nossas relações. A visita de Clinton que foi um fiasco para os angolanos não reflectiu nenhuma imagem da futura visita de Obama pois os discursos de Hillary foram decepcionados para os angolanos que esperavam uma mensagem arrepiadora que causaria pânico na sociedade política de Angola. Ela foi easy tendo um soft touch nas suas presentações. A realidade é que Clinton foi emocionalmente afetada pela gratuita coiffure que lhe foi dada em Kenya.

O PALCO DE BARACK OBAMA

Antes a sua chegada em Angola, Obama já tinha desde Gana enviado ondas aos dirigentes africanos no seu discurso. Dirigentes angolanos já tem na sua consciência o género e estilo de discursos que Barack poderá prociferar. Contudo vejamos como os promenores dos acontecimentos e o conteudo do discurso de Gana pode afectar Angola.

Em Gana a recepção introdutiva ao discurso de Obama antecipado pelo Presidente John Atta Mills, foi feita com o som da trompeta. Obama elogiou o som comparando-lo ao do Louis Armstrong. A sala vibrou-se com sorrisos, gargalhadas e emoções multicores uma vez a pausa discursal simbolizou a apreciação da música ou da cultura ganense em geral.

Obama discursou acerca da situação de Gana mas também abordou muitos pontos sobre Africa dando uma mensagem profética de forma direita, incendiária e confrontativa. Obama não teve papas na língua dirigindo-se aos irmãos africanos mas também deu uma bofetada sem mão aos dirigentes ditadores do continente, confirmando ainda que ‘’o futuro de Africa depende dos africanos’’. Obama quere que cada jovem e dirigente africano assim como cada nação tomasse a sua responsabilidade a sério sugerindo mesmo para substituir-se na posição de sujeito principal ou actor pronunciado no seu discurso. Obama disse doutra forma que ‘’o futuro de Angola depende dos angolanos’’ porque disse ele que Angola não precisa de homens fortes mas de fortes instituições, pois instituções não podem ser propriedades privadas de um indivíduo. As forças de qualquer instituição desenvolvem-se no seio da juventude. Esta juventude só cresce com as oportunidades que os líderes, a governação e dirigentes disponibilizem ao serviço da nação. Obama clamou por uma juventude cheia de energia, talento e esperança, que pode reivindicar o futuro.

Barack não hesitou de admitir que o colonialista como patrão criou conflitos mas não é responsável pela actual destrução das economias no Zimbabwe, Congo, Angola, Gabão, Camarões, Líbia etc Em Africa vive-se hoje o tribalismo, patronagem e nepotismo. Angola não foge desta realidade continental porque os líderes reproduzem o mesmo produto, já que são máquinas fotocopiadoras da mesma marca, fabricadas pela mesma empresa.

Lembrando-se da fragilidade de leadership africano em termo político, Obama permetiu-se oferecer uma recapitulação da estrategia política em quatro esferas decisivas pelos quais depende o futuro do continente negro: DEMOCRACIA, OPORTUNIDADES, SAUDE e PACIFICAS RESOLUCOES DE CONFLITOS. Nestas esferas, Ele concentrou-se mais na primeira que é a Democracia, visto as grandes lacunas políticas que se verifica na mentaliade africana. Este discurso uma vez pronunciada nas tribunas da União Africana veria-se as cabeças de avestruzes endinosauriados africanos se enterrar em baixo das carteiras, mesas até subsolo.

Reiterou Obama: Democracia é um governo que respeita a vontade do seu povo. Isto é mais de que só organizar eleições. Também é sobre o que acontece nas eleições. Qual lição, mesmo para com os surdos! Neste século onde o sucesso reside na capacidade e transparência das instituições tendo um forte parlamento, uma força policial honesta e independentes juizes. Uma imprensa independente, um vibrante sector privado e uma sociedade civil são coisas que garantem a vida a democracia porque isto é que importa no dia-a-dia da vida dos homens.

Qual seria a mensagem de Barack Obama diante da Assembleia Nacional de Angola? Será uma mensagem para reforçar a amizade ou um indireito pedido de esmolas do nosso petroleo? As verdades profetizadas no palco ganense não serão bemvindas no parlamento angolano. O JES não vai cruzar as mãos e observar Obama dar uma lavagem sem sabão aos seus púpilos da AN. Então tem-se de procurar meios e formas de obrigar o homem mais forte da política americana de mudar o seu estilo de discursos. JES teve uma audacia de solicitar de forma imperativa ao Presidente Jacques Chirac numa carta gritando: ‘’retirez vos plaintes!’’. Entende-se que Obama não é Chirac como a França nao é EUA mas saibeis também que JES atravez Pierre Falcon subvencionou as eleições americanas ao favor de W.Bush. JES fez dançar o Boris Yelsin várias vezes. Sarkozy foi facilmente silenciado logo à entrada a sua presidência. Para não falar de Kabila que joga bola no quintal de JES para elegrar a criançola. Obama parece mais sofisticado para ser manipulado pelo JES mas quém sabe? Lembreis-vos que JES desconseguiu dominar o Mbeki e ficou estático perante Mugabe. Espera-se esta violenta mensagem apostólica de Barack num discurso desbobinativo. Que venha em Angola falar sobre a liberdade de expressão, direitos humanos, corrupção, anarquia administrativa, violência militar, assaltos a economia, eternidade no poder, eleições furtadas, divisão de riquezas pelo circuito da influência, tribalismo nacionalizado, política da exclusão, imaturidade política, arrestações arbitrárias, agressões pelo militarismo, as classes sociais dos previlegiados, as contas bancárias no estrangeiro, do empobrecimento de pobres, da intimidação de generais etc. Parece-me que o governo angolano não é disponivel de ver-se humilhado pelo discurso de Barack, assim a vinda de Obama depende do tipo de discurso que pretenderá ‘’vomitar’’ na AN. Tudo agora dependerá da flexibilidade de JES e do dobramento de Obama.

O simples facto de marcar uma data para a visita de obama em Angola, iria causar mortos antecipados e prematuros. Muitos líderes serão postos à lupa e desvestidos da pele de dólares que cobrem a sua nudez. A pressão nos discursos de Obama é frontal e confrontal. Este estilo foi empregue no discurso de Mobutu nas nações Unidas de 1974 que provocou a ruptura política no colonialismo português, mundo de apartheid e que culminou com as independências nas colonias portuguesas. Um discurso agressivo e franco que humilhou os portugueses, sul-africanos antes de abandonar a sala. Será o PR Eduardo capaz de influenciar a mensagem de Obama? Poderá Ele infiltrar a consciência de Barack para simplificar e mesmo mudar a sua mensagem? Ou será Obama capaz de manter a sua dura filosofia, eloquência e a sua habitual mortífera (para ditadores e corrputos) mensagem? Poderá Barack rejeitar qualquer tentativa manipulativa de JES. Um jogo em que duas autoridades serão em fria confrontação mas dura. Também poderá Obama ser contemplado por um cartão vermelho; assim gritaria JES, Niet, Niet e Niiiet!

Barack fez uma alerta aos ditadores e dinosaures africanos selecionando as areas afetadas pela corrupção históricamente experimental e funcional no continente. ‘’Nenhun país vai criar riquezas se seus líderes exploram a economia para enriquecer-se’’ Visto o Angolagate, Mensalão e outros escândalos financeiros sem denominação que se passa em Portugal, Suiça e noutras partes do mundo envolvendo homens economicamente poderosos que Angola produziu em 30 anos, veja-se com antecedência o que Obama diria aos angolanos. Ele falaria sobre a facilidade ofertada pelo governo na infiltração da droga no território angolano. Tocaria também a brutalidade da policia, da galopante corrupção nos portos angolanos começando por Luanda. Obama também que fora informado sobre ‘’as gasosas’’ que enche a nossa burocrática administração. Barack vai ainda falar audaciosamente sobre os investimentos que se faz por angolanos no estrangeiro quando a nação é devastada pela pobreza que se incarne na consciência da maioria. Finalmente alertou que ‘’a história está ao lado de bravos africanos, mas não com aqueles que fazem golpes de estado ou mudem constituições para ficar no poder’’ Já não se quere neste século quém fica eternamente no poder com protexto que não há homens capazes para a substituição e dirigir como se Deus fosse também pobre.

Será Obama bemvindo em Luanda? Espere-se que a sua visita vai abrir novas páginas na história económica de Angola. Obama é bem esperado em Angola, isto é o actual desejo de cada angolano porque traz sempre uma mensagem esperançosamente estimulante. Uma mensagem que já vai décadas não se ouviu em Angola de Neto.


JDNsimba©2009publ/08