BEMVINDO !!!

OFERECEMO-LHE SERENIDADE PARA COMPARTIRMOS SABEDORIA

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

LUPA BIBLICA: O PRESIDENCIALISMO 2

Continuando com a série sobre o presidencialismo na lupa bíblica, vai-se hoje debruçar sobre o sub-tema da concentração de poderes não só no presidencialismo africano mas em leadership geral. A experiência conta!

CONCENTRACAO DE PODERES

Sabe-se que o poder é possuir autoridade sobre outros, baseado na função que desempenhe. Ter a capacidade de influências usando leis, regras que defendem a sua posição autoritativa. Quém tem poderes dados pela função, tem força extraordinária e invisível que protege-lhe. A função é um ministério ou um conjunto de acções, normas operacionais, actividades constantemente desenvolvidas no seio duma organização que produz um resultado socialmente aceite e proporciona um progresso técnico ou moral. A função garante um título, que corresponde com a qualificação ou experiência de exercício desenvolvido numa carreira professional.

Qualquer sociedade humana ou animal precisa duma hierárquia para que haja disciplina, organização e ordem que garantem o sucesso conforme o desejo. Como se sabe qualquer actividade laborial ou função se realise seguindo certa descrição de cargo a cumprir. Todo trabalhador que opera fora desta descrição comete uma indisciplina e não atinge a meta produtiva traçada, já que isto provoca conflitos.

A concentração de poderes enquadra-se na acumulação de tarefas, funções, de títulos e de várias actividades muitas vezes que opoem-se causando uma conflituosa improdutividade ou resulta por um produto de pouca qualidade. Para melhor falar da concentração recolheria o que se passou com Moíses, um antigo profeta da Biblia. Vós sabeis Moíses foi um grande líder histórico, embora que foi presidente sem este título. Ele foi um instrumento utilizado para libertar os israelitas na catividade no Egipto. Moíses foi grande e bom dirigente com altas qualidades indescriptíveis.

Moíses foi general do exército do Faraó que adicionou vitória apois vitórias. Moíses dirigiu um numeroso povo, saindo do Egipto de forma milagrosa até quase a entrada à terra prometida. Moíses não era um supra-homem, tinha seus erros e carateristicas. Vejamos o segunte:

Exodo 18:13-26
13 E aconteceu que, ao outro dia, Moíses assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé, diante de Moíses, desde a manhã até à tarde. 14 Vendo, pois, o sogro de Moíses tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde? 15 Então disse Moíses ao seu sogro: E porque este povo vem a mim, para consultar a Deus; 16 Quando tem algum negócio, vem a mim, para que eu julgue entre um a outro, e lhes declare os estatutos de Deus, e as suas leis. 17 O sogro de Moíses, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes. 18 Totalmente desfalecerás, assim tu, como este povo que está contigo: porque este negócio é mui difícil para ti; tu, só, não o podes fazer. 19 Ouve, agora, a minha voz; eu te aconselharei, e Deus será contigo: Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as coisas a Deus; 20 E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer. 21 E tu, dentre todo o povo, procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborrecam a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta, e maiorais de dez; 22 Para que julguem este povo, em tempo todo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a leverão contigo. 23 Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás, então, subsisttir; assim, também, todo este povo em paz virá ao seu lugar. 24 E Moíses deu ouvidos à voz do seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito; 25 E escolheu Moíses homens capazes, de todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo: maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta, maiorais de dez, 26 E eles julgaram o povo em todo o tempo; o negócio árduo trouxeram a Moíses, e todo o negócio pequeno julgaram eles.

A concentração de poderes encontre as suas causas nas razões intra-pessoais, isto é nas próprias caraterísticas do individuo em posição da autoridade. O complexo de superioridade ou de inferioridade, a falta da segurança tanto moral ou dos acumulativos são estímulos para a concentração de poderes. Os excessos de ambições, muitas vezes de forma egoística dão origem neste estilo de liderânça. As razões externas são ilimitadas e são variáveis conforme a cultura política, as ambições económicas, interesses do círculo familiar ou amigável e de outros dados no meio em que se vive.

Vamos fazer uma descrição superficial do estilo que Moíses utilizou no seu tempo e na sua sociedade. Moíses tinha muitas caraterísticas positivas como homem e líder que não constam nestes versículos em estudo. Moíses era por exemplo um patriota que amou o seu povo, por isso viu-se na posição de interceder várias vezes para salvar a vida deste povo. Moíses foi preparado de modo a sacrificar-se para defender, proteger e salvar este povo mas também levar-lhe ao divino destino.

No versículo 13, vê-se como Moíses por um estilo egoístico ocupou a função de um líder que não precisa de ajuda, porque não vê qualidade no seio deste povo. Moíses empregava todo o tempo necessário a resolver problemas de poucos interesses, insensiveis até menores. A acumulação de poderes não permitia a produtividade porque não tinha suficiente energia, visto a fraca natureza do homem. A equivalência disto na nossa sociedade tem muitos exemplos a citar, quanto por exemplo o Presidente concentra-se a inaugurar pontes, casas, lojas, moínhos; responsabilidade que deveria-se encumbir a um comissário municipal ou provincial.

14 O sogro fez uma observação. Moíses não se considerava de sabe-tudo por isso deu a liberdade a alguém de analisar a situação e permitiu-lhe expor a conclusão do seu estudo sem intimidar-lhe. Moíses sabia que na sua sociedade havia lugar para todos e cada elemento era portador de uma qualidade. Moíses provou também que estava aberto à discussão porque a sobrevida da sociedade é alimentada pela entre-ajuda mutual.

15 Prova que havia uma contradição no estilo de Moíses que num outro lado demonstra uma certa falta de experiência no leadership. Primeiro é que não vê homens com qualidades para ajudar-lhe nesta responsabilidade. Segundo é que entende como cada componente da sua sociedade tem abilidades e capacidades de algo fazer. Como não era egoísta, Moíses deu mais informações ao seu sogro para poder opinar-lhe uma estrategia revolucionária. Não poderia Moíses confiar todo o mundo mas tinha confiança à alguns membros da sua sociedade que sabiam sobre o segredo do estado. Na sua posição Moíses tinha todo o poder de impedir Jetro, seu sogro. Moíses provou uma aptidão em bondade. A bondade é uma qualidade rara no presidencialismo africano porque nela vemos o patriotismo, o desejo de co-habitar, colaboração e co-operação, dirigir por exemplos, confiança e reconhecimento. Ela anula a barbaria, ditadura, anarquia e todo tipo da violência.

15 e 16 Moíses tenta debater um pouco sobre o seu papel e responsabilidade conforme os estatutos ou constituição do seu país. Moíses confia no homem confiando ainda mais a Deus por isso não hesitou falar da constituição. Ele bem fazia o seu trabalho por isso não tinha medo de qualquer golpe de estado.

De 17 a 24 Não foi muito tempo que Moíses conheceu este homem mas aceita ouvir seus conselhos. Moíses tinha uma boa relação amigável ou familiar com o homem, por isso consegue confiar nos seus conselhos. Não só prestou atenção mas também soube valorizar o ser humano. Ele acreditava no homem e tinha um coração receptivo e considerava o que recebera dos outros. Temos que ver também que o sogro não sofria nenhum complexo, nem conflitos por isso não procurou manipular Moíses. Aqui a relação baseia-se no amor e na verdade; não havia hipocrisismo.

BREVE

A concentração de poderes é resultado duma frustração, quando não se confia aos colegas julgando que sofrem duma falta de capacidade, de abilidades e não espere neles um bom resultado porque auto considera-se melhor que o restante. Isto leva a uma burocracia que ao seu turno vai causar a falta de transparência, insegurança moral primeiro antes da física. Esta insegurança é a semente do complexo seja da inferioridade ou superioridade. Então daí o know-all sente-se e coloca-se em cima da lei. Uma vez a pessoa posiciona-se em cima da lei então nasce a corrupção que será protegida por uma cintura ditatorial para defender os interresses pessoais, familiares ou do círculo. Esta correlação de efeitos negativos pode causar uma maldição as generações vindouras roubando-lhes a paz, uma vez endividadas tanto moralmente como financeiramente. O esgotamento físico e moral predomina no mecanismo funcional do líder que acumula funções, poderes e tarefas produzindo um trabalho pouco efetivo em longo prazo.

A Biblia fala do rei Ozias que quis exercer a função sacerdotal; acabou para morrer leproso- 2Cronicas 26: 17-21.

JDNsimba©2009publ/081