BEMVINDO !!!

OFERECEMO-LHE SERENIDADE PARA COMPARTIRMOS SABEDORIA

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

LUPA BIBLICA: A TRANSPARENCIA NA SOCIEDADE

A transparência pode se definir relativamente por várias formas segundo a esfera que se pretende debruçar-se; mas a transparência em si é a qualidade do que é transparente: qualquer corpo que facilmente se deixa atraversar pela luz, ou raios luminosos. Pela prática da vida social, a transparência é uma forma, modo ou estilo social com características visíveis. A transparência é a vacina social contra as polémicas especulações. Quanto na gestão económica, ela é o processo pelo qual as decisões são formuladas, informadas e as conclusões publicadas.

A transparência é um atributo corporativo da sociedade, uma vez que ela germina e se manifesta no seio duma comunidade, organização ou simplesmente sociedade. Ela permite definir o estilo de leadership numa sociedade por isso tem a sua origem no amor mutual entre seres, pois o verdadeiro amor entre homens aniquila as injustiças e obedece as leis.

Prov 10:10-11
Quém esconde a verdade aos outros os faz sofrer, quém os leva com isenção traz-lhes a paz. A boca do justo é manancial de vida, mas a violência cobre a boca dos ímpios.

O sucesso de qualquer sociedade depende do relacionamento dos componentes que formam a mesma sociedade; enquanto qualquer relação humana é alimentada pela forma escolhida na troca de informação, mas que o agrupamento parte do verdadeiro amor mutual que rege a tal comunidade. Este triângulo social torna-se positivamente operacional atravez a aplicação da lei.

O respeito (obedecer e aplicar) da lei pela população depende muito da forma como se aplique esta lei pela dirigência (leadership). A transparência é então o efeito da aplicação positiva da lei juridicamente constitucional. Numa sociedade socialmente e tribalmente dividida como a nossa (angolana), que pretende desenvolver-se democráticamente a implementação de mecanismos que garantem a transparência deve obedecer a totalidade das leis estabelecidas pelas instituições e seus instrumentos abrangindo os princípios do sucesso de seguintes ramos da gestão social (descritos no Prov 10:10-11): informação, responsabilidade, luta a corrupção, amor (patriotismo) e do sistema social (democracia). Vejamos:

Informação: a escolha de meios de comunicação e o estilo da transferência da mesma informação. A informação é um produto que necessita uma purificação (eliminação das mentiras, bajulação, difamação e toda demagogia etc) e as formas como ela é apresentada são decisivas para a mobilização e unificação da população à leadership. Isto é também entre as classes sociais da nação (pobríssimo e riquíssimo angolanos, além da nobleza que vai emergendo). A empresa pública deve ser dotoda de bons canais de comunicação tendo seus públicos com que partilha a visão, a linguagem etc. Isto só funciona com o respeito da lei por todos. Esta lei tem que ser discutida abertamente dando audição aos sem vozes que pagam impostos e elegem dirigentes.

Responsabilidade: isto é o trabalho realizado para dotar a população duma consciência nacional. Que a população seja preparada no sentido de contribuir para o progresso da pátria, mas a valorização desta pela governação é profícua. Isto só funciona com o respeito da lei por todos.

Luta a corrupção: A corrupção é sinónimo de todo o mal que roe a sociedade. Ela é um valor anti-patriótico e anti-democrático que permite identificar o tipo de líderes e das instituições. Ela é sempre combatida de cima para baixo (hierarquia e chain of command), só atravez a lei. Esta luta só funciona com o respeito da lei em todas as instituições.

Patriotismo: é o amor espiritual que nasce no coração de cada cidadão perante a sua nação. O amor de cada indivíduo para com outros, estruturas, lei e espaço territorial. A formação de patriotas se faz mediante um programa ricamente formulado, onde existe uma cumplicidade entre a teoria e a prática. Entende-se porque tendo antecedências comunistas(resultado do comunismo imposto), onde o patriotismo é cimentado à volta do fanatismo adicionado o obscurantismo africano(resultado da política exclusiva do colonialismo), mas, este processo será uma verdadeira revolução politico-cultural. Até hoje o angolano ainda não é patriotista. Esta revolução só funciona com o respeito da lei por todos.

Sistema social: é o sistema político escolhido pela nação, neste caso a democracia. A democracia é o desenvolvimento do homem, das instituições e do sistema em geral seguindo princípios democráticos que garantem ao ciadadão certos direitos (primários) e liberdades como: direito ao emprego com salário compatível, ao alojamento, escola ou formação, saúde, alimentação e a liberdade de exprimir-se sem intimidação e a expansão profissional etc. A transparência é a condição fundamental e obrigatória na democracia. Isto só funciona com o respeito da lei por todos.

Assim Deus revelou a sua personalidade num sistema chamado Cristianismo, dando o programa do seu reino atravez a Biblia (sua Constituicao), proporcionando um exemplo no Calvário onde foi derramado o sangue de Cristo...

Prov 14:28
Na multidão do povo está a magnificiência do rei, mas, na falta de povo, a pertubação encabeça o fim do seu poder. (Por este versículo, No comment).


JDNsimba©2009publ/101