BEMVINDO !!!

OFERECEMO-LHE SERENIDADE PARA COMPARTIRMOS SABEDORIA

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O REAL MADRID DE LUANDA

Foi-me incumbido uma tarefa quase impossível a realizar. Sabendo as minhas limitações e aproveitando as minhas relações na experiencia do meu know-how profissional procurei ajuda ao lado de um entrepreneur, perito internacionalmente reconhecido na resolução de assuntos impossíveis, o diplomata angolano Pierre Falcone. A nossa missão foi de transferir a equipa Madrilena em Angola, especialmente em Luanda para participar na Girabola. Não se pode justificar em nenhuma parte do mundo este unilateral permutação uma vez que Real Madrid se desenvolve geograficamente tanto demograficamente no e como fulcro da capital espanhola (Madrid). Real Madrid é uma organização ou pessoa moral de reputação elevada, é um brand cujo a presença em Luanda não justificaria a sua grandeza. Real Madrid que participa num campeonato considerado entre os três melhores do mundo não teria razão de participar no diminutivo e mal conhecido campeonato angolano. Pouco importa as infinitas razões desta deslocação mas a tarefa foi-nos dada, e a mágica mão, que não falha, de Falcone esta operacional uma vez milhões de dólares já poluem as contas bancárias do homem em Franca. Como tudo em Angola se faz com a base da lei corruptiva, eu fui contemplado por um ‘’obrigado’’ como se fosse dado ao cão que depois de servir o seu mestre. O facto de acreditar numa contribuição patriótica, o simples agradecimento foi-me suficiente.

Sabe-se melhor que Real Madrid detenha ainda o estatuto da equipa mais endinheirada do mundo, deixando pela traz o Manchester United e City, Chelsea como também Barcelona, Milan, Bayern e outras. Real Madrid que testou seus músculos financeiros na compra de grandes estrelas do mundo futebolístico para melhorar seus resultados nesta época, adicionando o estilo e mágicos toques do português Ronaldo com a elasticidade do brasileiro Kaka. Desde que a poderosa equipa espanhola chegou em Luanda participando na Girabola, os resultados que tem acumulado no seu palmares tem demonstrado um fracasso não só da equipa mas de todo o trabalho realizado por mim tanto por Falcone, vejamos

Tinha-se pensado que o Real seria um super-power da Girabola que iria derrotando e destronando equipas como Petro de Luanda, Asas que eu preferiria por TAAG (a única equipa angolana que já foi campeã do mundo), Kabuscorno,…… mas é lamentável como o Real Madrid foi afastado da taça da Espanha por uma equipa da 4. Divisão.

Tendo grandes estrelas e craques, o Real Madrid não consegue ainda duma forma elevadíssima colocar-se na onda do Barcelona. Real não conseguiu durante toda a temporada passada adicionar ‘’coroas’’ a sua colecção de medalhas e troféus, já que não venceu o matemacista Primeira liga da Espanha. O troféu ficou entre as mãos de Etoo, o célebre Henry, Yaya Toure, Mesi e outros.

Na liga europeia dos campeões, o Real Madrid não conseguiu espelhar no campo de futebol a bela imagem da cidade que ele representa. Os talentosos jogadores, por tanto que fácil foi, não conseguiram colocar a peça de cabedal nas balizas de outros deixando o seu mais próximo rival, Barcelona com os sylvawares. Mesmo tendo uma performance matemágica, Ronaldo não teve suficiente condição de manter a sua posição do melhor jogador do mundo, deixou escapar esta com o talisman Mesi de Barcelona.

O que realmente se passa com o tão triunfado Real Madrid de Luanda? Mesmo com todo poder financeiro que tem, já que controla o mercado de diamante e petróleo angolanos, a multinacional de Luanda não consegue vencer mesmo tendo ao seu favor o trapaceiro de Caetano na arbitragem. Mesmo com craques como Kaka, Ronaldo e outros não deixe estes exprimir-se profissionalmente demonstrando seus talentos.

A capacidade táctico-tecnica da equipa já não produz efeito porque a estratégia da equipa é reproduzida de forma repetitiva dum jogo ao outro sem portanto distinguir as diferentes jogadas que se apliquem duma equipa a outra. Real Madrid que na sua equipa júnior alinhou sempre um jogador sénior, mal inscrito, decidiu nesta época reforçar a sua equipa sénior com este talentoso Paulo Pombolo e com mais recrutas como o possível substituto Manuel Vicente. Isto porque prepara-se para aposentar muitos maquisards que há longos fizeram os belos dias na revolução e que são hoje cansadíssimos. Actualmente nas suas jogadas as estrelas do Real Madrid de Luanda jogam individualmente cada um pensa-se melhor do outro, cada um pensa resolver e decidir o jogo sem ajuda dos outros, cada joga por si. Esta falta da coesão interna e familiarização fazem que real tenha um vestiário com uma atmosfera não amigável. O próprio treinador não confia seus jogadores e não consegue formular uma equipa principal, por isso dum jogo ao outro faz mudanças dramáticas e bruscas quebrando o team spirit. Ele até tenta alinhar seus familiares a jogar mesmo que não fazem parte da agremiação. Outros jogadores só querem e ganhar mais numerárias mesmo sem prestar serviços à equipa. Uns com mais massas optam não treinar mas querem conservar suas afiliações para auferir mais. Alguns estão sempre doentes devido o excessivo uso da droga. Tudo se faz em desordem, na indisciplina, no invejo, na concorrência. Os calejados não querem os recentes recrutados. Os craques não respeitam a nova geração. Os da reserva fazem brigas entre eles na bancada, fora do estádio e vão perdendo tempo dum bar aos outros e muitos estão constantemente em férias no Brasil, em Manchester e Espanha. Há batota interna onde não há colaboração para construir boas jogadas. Os guarda-redes só confiam na makumba. Os membros da equipa técnica gostam de corromper à torta e direita. O recinto de treinos é sempre invadido por quatorzinhas. Cada jogador desconfia os restantes e cada quer ser o melhor jogador e melhor goleador. Jornalistas são agredidos tanto nos recintos de treinos e mesmo nas ruas. Tudo que é Real Madrid de Luanda e intocável.


Assim vive-se em Angola; com toda riqueza, todo recurso humano necessário, craques, equipamentos, técnico de renome internacional, bons meio-campistas e melhores atacantes, defensores carrascos, mas não se ganha jogos. Ninguém está preparado para botar luvas, mesmo incapacitados querem continuar no campo sem bons resultados. Ninguém aceita a substituição mesmo os doentes e lesionados querem jogar a todo custo. Os fãs são descontentes, a torcida está sumindo mas o que mais importa é encher os tufos. Quém vai se preocupando com os problemas de fãs? Sá lixa! Tem eles ditos!

A actuação do Real Madrid de Luanda não garante mesmo vencer o municipal de Luanda de futebol. Falcone seria capaz de negociar que a equipa jogue numa divisão inferior mas mesmo assim só poderá vencer com batota tanto como foi em 1992 como em 2008. Talvez a reeleição do muata mude as coisas!

Vem aí o CAN como virão as eleições em 2012!


JDNsimba©2009publ/124