BEMVINDO !!!

OFERECEMO-LHE SERENIDADE PARA COMPARTIRMOS SABEDORIA

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

AFRICA: O VICE-VERSA DA CLEPTOCRACIA A DINASTIA

Há dias que no solo africano da Assembleia Nacional, perante os parlamentários ganenses, Barack Obama, Presidente dos EUA tinha declarado: ’’O future de Africa depende dos africanos’’. Apelou a juventude de revolucionar todo o processo progressivo para o desenvolvimento do continente mais atrazado. Esta mesma juventude que se considera o futuro do continente é sujeito a cruelidade política orquestrada pelos ditadores do continente. A opressão política de todos os sistemas políticos implantados no continente força esta juventude a abondonar os respectivos países à procura da liberdade no velho continente.

A Russia oferece hoje a melhor plataforma para africanos e asiáticos de descortinar a Europa ocidental a procura de verdes pastos. Portanto nesta mesma Russia o hazarado estabeleceu a sua residência atravez o chamado ‘’black panthers’’. Quer dizer que a Russia tornou-se grande palco de massacres raciais. Este grupo de gangster, similar aos KlukluKan (KKK) de América, ataca os africanos só pelo facto de ser negros ou de possuir uma cor da pele não europeia. Este comportamento já existira há longos em mínima escala mas está cada dia ganhando novos tamanhos. Sabe-se bem que este tipo de crimes causou mortos de muitos africanos na Alemanha pelos ‘’skinhead’’ quando na cidade de Lubeck cometeram uma arsónica atrocidade do século queimando inteiras familias de negros. Ainda na Russia nos meados dos 70, o Presidente José Eduardo dos Santos, na altura estudante em Baku foi vítima deste vergonhoso comportamento. No ano passado foi empedeçado um cidadão angolano na cidade de Zurick/Suiça com alicates mecánicos.

Só em Africa que os bancos nacionais são instituições privadas pertencentes aos presidentes. Estas instituições financeiras são simplesmente bolsos de presidentes, onde podem ‘’cartar’’ em qualquer circunstância. Em muitos casos são os filhos e filhas que controlam a riqueza nacional, rendimentos e fontes. Como pode se dizer que o futuro do continente depende da juventude quando Ali Bongo, o novo presidente gabonês ao substituir o pai, Bernard Bongo promete seguir de perto a política deste, sabendo que o velho foi um ditador que se eternizou no poder até a morte sem portanto mudar a economia e a fiseonomia da nação. Ben Ali Bongo nasceu em Brazaville, é um herdeiro milionario antecipado que leva uma vida luxuosa. Muitos gaboneses não são receptivos na sua subida ao poder uma vez não comunica nenhuma língua nacional e acusam-lhe de comportar-se por um verdadeiro capitalista pronto a desbanjar a economia já routa.

A nota escura que transmite o desespero a juventude africana e especialmente dos Camarões é a forma espetacular que o presidente Paul Biya que durante a sua estadia de 8 dias na capital francesa ocupa todo o andar do hotel (x). O presidente Paul Biya acompanhado da sua Honorária esposa reservaram os 43 quartos do hotel onde estão hospedados pagando assim uma fatura de 800 000 euros. Paul Biya que também procura eternizar-se no poder escolheu esta forma de gastar o suor da nação.

Perante estes comportamentos de dirigentes africanos, a juventude procure alcançar seus sonhos obstaculizados pelos abusos financeiros que abalam o continente. Outro dinosaure do continente, Sassou Nguessu já sofre uma pressão da população que apois a sua fraudelente vitória as eleicoes já se debate as reclamações para uma definitiva saída no poder. O futuro de Africa depende do africano como o futuro de Irak tem dependendo ao iraquiano. Felizmente para os iraquianos que foram salvos pela comunidade internacional perante os abusos de poder de Sadam e que hoje a mesma comunidade assiste silenciosamente os mesmos abusos aos africanos pelos africanos em beneficio da mesma comunidade internacional.

A Africa dorme no cicúlo entre a cleptocracia e a dinastia, entre a brutalidade e criminalidade de dirigentes e herdeiros. Na marginalização de Africa, o poder já fora nacionalizado pelos clãs presidenciais!


JDNsimba©2009publ/093