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terça-feira, 7 de julho de 2009

PRESIDENCIALISMO VISTO DE PERTO

A BIBLIA EM ANGOLA

Dáqui a diante o nosso portal informativo vai desenvolver esta nova rúbrica ‘’ Lupa bíblica’’ que será uma página unitária onde serão analizadas as situações e a cronologia da vida social em Angola. Estas realidades serão debatidas e introduzidas de forma seja comparativa ou analógica as ocorências no espaço bíblico para muscular o conhecimento do angolano, uma vez que se acredita que Angola é uma nação cristã, de cultura em desenvolvimento, que acompanhe a mundialização. Procure-se por áqui proporcionar-lhe um espaço de livre expressão e de reflexão porque mesmo na bajulação aprende-se algo. O que pretende-se fazer e oferecer-lhe espaço e tempo de poder abafar-se mas dêmo-lhe uma substância com um apoio material porque seguindo da sua Biblia pode confrontar-se a realidade seja ela exposta ou escondida. Uma página da observação de Angola na prisma da Biblia.

O nosso primeiro tema será sobre o Presidencialismo em ponto de visto bíblico para corresponder a certos artigos já publicados que se relacionem a este sujeito. Não se confronta inequivocamente as ideias ou concepções mas tendo uma realidade abordada em duas ópticas alimente melhor a consciência tirando o vêú escuro que oprimou-nos há longos...

O PRESIDENCIALISMO VISTO DE PERTO

Lendo a Biblia de Génesis a Revelação não se localize esta palavra mas isto não implica a não existência da mesma. Isto não se deve a limitação visionária do livro da Sabedoria mas da localização socio-histórico dos narradores visto que desenvolveram actividades transmanuscripturárias nas êpocas de reinos, empérios. Esta limitação não é muito visível uma vez que muitos trataram a questão da liderança, leadership sub outras formas utilisando assim o sistema político destas êpocas. Do primitivismo ao comunismo falhado os estilos de leadership não mudaram muito por isso esses narradores deram mais importância na teocracia de Deus mas falaram da ditadura, autocracia, democracia etc, concentraram mais nos aspetos do bom senso e de melhores qualidades humanas que se investem não só na liderança mas de tudo quanto a vida e do bem-estar social.

A Biblia constitue uma tesourária no focante este sujeito que infelizmente não se vai conseguir expor num só artigo já espaço não teremos. Espaço terremos! mas não queria por áqui desafiar a falta de hábito do africano na leitura. Não gostaria que meus leitores acusem-me de repugnado devido prolongos textos. Vamos somente ler certas parte deste Livro de sabedoria.

Prov 31:1-9 ‘’Eis áqui os conselhos que Lemuel, rei de Massa recebeu da sua mãe. 2 Escutai meu filho, e como, o filho do meu ventre, filho das minhas promessas. 3 Não dês as mulheres a tua força, nem os teus caminhos ao que destroi os reis. 4 Não é próprio dos reis (presidentes), Ô Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos principes (governantes, ministros) desejar bebida forte. 5 para que não bebam, e se esqueçam do estatuto, e perverter o juízo de todos os aflitos. 6 Dai bebida forte aos que perecem, e o vinho aos amargosos de espirito; 7 Para que bebam, e se esqueçam da sua pobreza, e do seu trabalho não se lembrem mais. 8 Mas abre a tua boca para defender os que não tem palavra, pelo direito de todos os que se acham em desolação. 9 Abre a tua boca; julga rectamente; e faz justiça aos pobres e aos necessitados’’

Conselho duma mulher que conhece a realiade da influência feminina ao poder. Ela sabe como o ambiente montado a volta da força atraente de donzelas, Luanda dois, quatorzinhas e concubinas se completa adicionalmente com bebidas suaves pode simplificar a creatividade, reduzir o leadership spirit e diminuir a competência. Ela reitere a responsabilidade do presidente a defesa dos fracos pela justiça. Ela soube de antemão como Ester salvou a vida do seu povo mas também soube como Dalida conseguiu manipular Samsão em nome do amor. Aconselha seu filho para praticar a justiça e como qualquer presidente necessita eliminar malfeitores aos seus arredores (Prov 25:5). Sabendo que num país onde não há justiça predomina a corrupção e luta de poder. Ela puxa sem receio o rei pela orelha insistindo sobre a aplicação da lei e o empregue da justiça. Ela evoca indireitamente a sexualidade imoral e a bebedice como factores nocivos contra o poder da justiça, da verdade e da lei.

Um homem sábio que descubriu a complementaridade entre o comportamento social e moral no sucesso ou insucesso, na felicidade ou infelicidade e Rei que descubriu a fragilidade da vida e do poder transmite a sua experiência aos futuros presidentes dizendo:
13 Vale mais um jovem pobre e sábio do que um rei (presidente) velho e insensato, que rejeita conselhos. 16 Que pena para um país cujo rei (presidente)é imaturo e ministros que passem todo o tempo comendo. 17 Bem aventurada tu, país cujo rei (presidente) é filho dos nobres, cujos ministros comem a tempo, para refazeram as forças e não para bebedice (Eccl 4:13, 10:16-17).
Mas qualquer que seja a qualidade do presidente sabeis que toda a autoridade vem do Senhor e o povo é chamado a respeitar a autoridade para não chamar em si o julgamento! Muitas passagens bíblicas enumerem as condições e qualidades de um bom presidente. Oferecem um bom conselho aos presidentes, ministros, dirigentes e todas as pessoas na posição autoritativa. Este livro garante um estudo de psicologia, sociologia e managemente que cada dirigente animado pelo sucesso do trabalho desejaria de aplicar nas suas tarefas quiotidianas. Aqui fez-se um estudo sobre o estilo, o sistema empreguem em vários reinatos. Elaborou-se uma lista infinita sobre um estudo analítica e precisivo de características destes reinatos e de atributos pessoais que fizeram que este ou aquele rei sucede ou falha nas suas responsabilidades. Salomão foi o narrador mais agressivo transmitindo uma rica experiência em forma de proverbios, ditados, audágios para formular concepções adornadas e multifaciais numa interpretação que se adapta com várias situações, condições, meios geográficos e sociais etc

Qualquer que seja a condição dos dirigentes, a Igreja é chamada a suportar a governação em todos os planos que não convergem a vontade do Senhor e que abençoem os homens e oferecem prosperidade a nação, naquilo que é justo, bom e agradável. Orar para os dirigentes é a responsabilidade da Igreja enquanto o povo deve obedecer as regras e leis. Só intercedendo é que a liderança ganha sabedoria, trabalha para a nação e recebe a aceitação do povo.



JDNsimba©pub2009/071