BEMVINDO !!!

OFERECEMO-LHE SERENIDADE PARA COMPARTIRMOS SABEDORIA

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

LUPA BIBLICA: A CONSCIENCIA

Como sabeis, o homem é constituído por três partes que são: o corpo, a alma e o espírito. O Cristianismo (que altamente se difere da religião) ensina-nos que o homem criado é um ser espiritual que tem uma alma e que vive num corpo.

Cada parte desta composição do homem tem funções e cada tem subdivisões. Tal como o corpo tem vários membros que se completam nas suas operações de forma divina. Na alma do homem encontra-se a consciência, sentimentos e o desejo.

Prov 20:27
A alma do homem é a lâmpada do Senhor, que esquadrinha todo o mais íntimo do ventre.

A consciência é a parte da alma, onde reside a capacidade intelectual do homem porque nela o homem recebeu o poder de pensar, analisar, reflectir, decidir etc. O intelectualismo é uma graça que o ser humano recebeu do seu Criador, Deus Poderoso mas ele deve ser exercido para poder desenvolvê-lo e alimentado com informações.

A alma do homem é a lâmpada que permite aclarar o interior como o exterior de cada indivíduo. Todo homem tem a capacidade de ver a luz que elucida seu interior. Isto significa que o homem tem consciência de observar-se (comportamento, reacções, acções etc). O homem é senhor dos seus actos, acções e planos. O homem tem capacidade de desenvolver-se tanto fisicamente como moralmente. O homem pode investir-se para o seu próprio progresso. De tal forma que a sua lâmpada oferece certamente uma clareza aos seus arredores. Este homem pode influenciar seus arredores, quer dizer; pode mudar, modificar e afectar as circunstâncias da sua volta, o seu meio social e a sociedade em geral.

Eu tenho sempre prescrito que cada homem tem direito aos erros, porque com erros o homem aprende a corrigir-se. Os erros garantem um progresso uma vez entendemos que eles são um fatalismo e que oferecem-nos novas possibilidades de seguir outras vias para não cometer os precedentes erros. Os erros não são obstáculos. A consciência tem um poder de transformar a sociedade tanto positivamente como negativamente, dependendo do moral, civismo mas sobretudo da qualidade das informações que investimo-nos.

Como o cérebro colabora com outros membros do corpo para completar várias tarefas assim também a consciência colabora com outros membros e organismos para realizar de forma adequada missões que o homem pretende cumprir. A consciência coloque o seu plano através a boca que exprime o desejo do homem para que o resultado da observação, de análises e das conclusões possa demonstrar aos outros o que se deseja fazer, realizar, enfim as intenções!

A língua exprimida é a simples exposição do desejo do coração humano. O falar do homem pode ter cores, cheiros, graus e outras tendências. Este efeito faz com que uns homens tem uma linguagem bruta ou venenosa porque só pensam causar dores, dificultar a existência de outros mal usando o poder politico, financeiro, militar, económico etc, para dominar até escravizar outros. Essas perderam a luz da consciência uma vez excluíram-se de pensar correctamente devido a falta de amor, fé, patriotismo, civismo, educação, quase perderam a sabedoria uma vez a lâmpada da alma não opera naturalmente. Essas pessoas foram corrompidas, manipuladas ou mesmo completamente desviadas, perderam a sensibilidade e gostam de regozijar-se com o sofrimento, miséria de outros.


Prov 17:7
Não convém ao tolo a fala excelente: quanto menos ao príncipe o lábio mentiroso!

Qualquer que seja a qualidade da nossa linguagem, o homem pode se enganar, cometer erros ou mesmo mentir. Uma coisa que aprendi na vida o homem não pode mentir ao seu Médico, seu Advogado e seu Pastor. Portanto quém quiser morrer pode e bem mentir ao seu doutor. Quém quiser ser preso pode também mentir ao seu advogado e quém quiser perder a sua paz e salvação pode mentir ao seu pastor. Querer como não, nenhum homem pode mentir a sua própria consciência como nenhum ser humano pode mentir ao seu Criador. Podemos jogar todo tipo de hipocrisia mas para aldrabar ao Senhor não temos possibilidade nem capacidade.

Os angolanos que aldrabem a população, jogando o papel de dirigentes, governantes e politiqueiros são conscientes das suas obras. Eles podem não aceitar isso publicamente mas são conscientes que são aldrabões! Mentirosos e são auto-conscientemente julgados pelas suas consciências.

E mesmo indecente para um dirigente de usar a mentira como arma de trabalho. Quantas vezes prometeram-nos o bem-estar social e todo tipo de desenvolvimento? Uma coisa é certa, que a mentira não tem longas pernas. Contudo é mesmo triste ser dirigido por elementos inconscientes. Os inconscientes não tem lâmpadas de vida acesas, eles vivem no obscuro e mantêm-nos na escuridão, assim temos dirigentes que só sabem prometer.

A inconsciência não é só a moléstia de políticos mas qualquer cidadão que não respeita as leis, que não aplica as normas e que desconhece o amor da pátria, do próximo e que perdera a luz da sua alma é inconsciente. A inconsciência é a maior causa do retrocesso do continente africano. A inconsciência obriga dirigentes africanos a penetrar e usar a ditadura, a cléptocracia e desviem as riquezas para depositar em bancos europeus, esquecendo que estão perdendo tudo em detrimento do velho continente, condenando assim continuamente a África na miséria.

Que a verdade seja a nova língua dos angolanos em 2010, pois a política da mentira, da corrupção já falhou e tem falhado.


JDNsimba©2010publ/011